Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

por Teresa Perez Tours

Vietnam

Honey moon in vietnam.

Associado por muito tempo aos horrores da guerra, o nome Vietnam hoje remete à inspiração e a uma intrigante mistura entre o velho e o novo. O país é o destino onde o turismo mais cresce na Ásia, provando que imagens mais poéticas do que as da guerra podem prevalecer. Viajar ao Vietnam é assistir a um país em transformação, onde a vida rural permanece intocada e a vida nas cidades é movida pelo comércio empreendedor. Assim é o Vietnam: país dinâmico, senhor de um cenário impressionante e lar de um povo guerreiro, alegre e otimista. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos mostra os encantos desse belo destino.

lua-de-mel-teresa-perez-Vietnam

No norte, a elegante Hanói disputa atenção dos visitantes com a dinâmica Ho Chi Minh City, ao sul. Ambas as cidades são dignas do orgulho e da força vietnamitas. Pela manhã bem cedo, no Delta do Rio Mekong, frutas e legumes são oferecidos nos multicoloridos mercados flutuantes. No campo, um verdadeiro patchwork em tons de verde das vastas plantações de arroz estende-se à distância, interrompido somente pelo contorno de rios onde eventualmente pode-se observar os engraçados búfalos de água e os chapéus cônicos dos trabalhadores rurais inclinando-se sobre a plantação de arroz.

As montanhas do norte do país elevam-se sobre minúsculos vilarejos, onde a vida continua sendo levada da mesma forma há séculos e séculos, com costumes e roupas tradicionais sendo usadas orgulhosamente. Em cada cidade, mulheres jovens usando o simples e feminino Ao Dai (vestido nacional) atravessam ruas repletas de bicicletas e motocas, em poética harmonia.

Visitar o Vietnam é impressionar-se com a garra de um povo cuja nação parece ter vivido eternamente em guerra – massacrada por muitas dinastias chinesas, invadida por japoneses, dominada por franceses, confrontada na Guerra do Vietnam e, posteriormente, jogada nas garras do regime comunista de Ho Chi Minh, contemporâneo do líder chinês Mao Tse Tung. Depois de décadas de isolamento político, o Vietnam abre suas portas progressivamente para investimentos e emerge como o segundo maior produtor mundial de arroz e uma das nações que mais cresce no cenário econômico asiático.

lua-de-mel-teresa-perez-Vietnam-1

PASSEIOS

Hanói

A capital e segunda maior cidade do país, com mais de seis milhões de habitantes em sua região metropolitana, foi fundada ainda no século 5 e permaneceu como a capital do Vietnam até 1802 quando o título foi transferido para Hué. Símbolo do protetorado francês que se estendeu por décadas no país, Hanói mostra toda sua graça no Old Quarter, onde lagos, parques e a arquitetura do período colonial são o cenário onde transitam milhares de bicicletas, motocas e os típicos rickshaws. Mesmo vivendo sob o regime socialista, Hanói é uma cidade em transição, em constante crescimento desde que o Vietnam abriu as portas para investimentos estrangeiros. Apesar do progresso, memórias de seu passado são visíveis por toda parte.

lua-de-mel-teresa-perez-Hanoi

Halong Bay

Classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a Halong Bay, ou Baía do Dragão, é uma das mais belas maravilhas naturais do Vietnam. Diz a lenda que ao levantar voo, um gigante dragão quebrou as montanhas com sua enorme cauda, dando origem as mais de três mil ilhas de pedra calcária que emergem da água verde-esmeralda como torres. A baía é local ideal para um passeio de barco típico, de onde é possível observar pequenas vilas de pescadores e mercados flutuantes. Pode-se também passear de caiaque, explorar cavernas em determinadas ilhas ou ainda fazer um passeio de helicóptero.

Islands of Ha Long Bay, Vietnam

Ho Chi Minh City

A antiga Saigon recebeu seu novo nome em homenagem ao líder revolucionário comunista que lutou contra o imperialismo francês e as invasões japonesas. Ho Chi Minh City é, sem dúvida, o coração e a alma do Vietnam. É a maior cidade do país, com mais de nove milhões de habitantes em sua região metropolitana, um dinâmico centro industrial, comercial e econômico, além de concentrar uma agitada vida cultural. Nela, prédios modernos se misturam com construções típicas que expressam a força da cultura e das antigas tradições. Suas ruas estão repletas de mercados, lojas, cafés e, invariavelmente, vendedores. É impossível não ser contagiado pela atmosfera vibrante da cidade.

lua-de-mel-teresa-perez-Ho-Chi-Minh-City

Hué

Fundada no século 17, Hué é um verdadeiro museu a céu aberto. Cortada pelo Rio Perfume, que recebe este nome devido ao aroma das ramagens de pinheiros que são arrastadas pela brisa, é o local ideal para quem se interessa por história. Apesar de muitos de seus monumentos terem sido destruídos durante a Guerra do Vietnam, Hué ainda possui várias lembranças de seus tempos áureos. Última Cidade Imperial e antiga capital do país, abriga centenas de misteriosos templos, palácios, pagodes e tumbas, muitos tombados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1993.

lua-de-mel-teresa-perez-Hue

Danang

Palco de violentas batalhas, foi em Danang que os norte-americanos fizeram o primeiro desembarque durante a Guerra do Vietnam e construíram a segunda maior base militar do país. Com o fim da guerra e a reconstrução do país, a cidade se transformou em forte pólo turístico e verdadeiro paraíso natural. Localizada na costa central do Vietnam, pequena e charmosa, fica em meio a um belo vale montanhoso.

lua-de-mel-teresa-perez-Danang

Hoi An

A cidade de Hoi An é uma verdadeira viagem de volta ao século 16. Suas casas de madeira, templos e pagodes remetem a um passado próspero em que a cidade era um dos principais portos do Oriente. Com o assoreamento do rio Tu Bom, que ligava a cidade ao mar, o porto foi transferido para a cidade de Danang, enfraquecendo o comércio e preservando a atmosfera típica da cidade que parece ter parado no tempo. Hoi An tem conservadas suas pequenas ruelas, casas, e templos antigos, além de hábitos e rituais genuínos. A cidade é um dos melhores lugares do Vietnam para comprar artesanato a bons preços, principalmente a seda.

lua-de-mel-teresa-perez-Hoi-An

Nha Trang

A cidade costeira de Nha Trang se orgulha de exibir uma das mais belas baías do mundo. O tom da água, somado à diversidade submersa em suas praias, torna esse o destino ideal para quem quer praticar mergulho ou simplesmente contemplar as belezas naturais da cidade. A natureza intocada de Nha Trang também fez com que ela se tornasse um oásis de calma. Imersos em meio à vegetação ou em áreas descampadas, seus templos budistas causam encantamento. A cidade ainda é conhecida dentro do Vietnam por seus pratos típicos, impossíveis de não provar. Um deles, o bife grelhado, pode até parecer uma receita comum, no entanto, ao invés de sal, leva mel e mais de dez tipos de pimentas no tempero.

lua-de-mel-teresa-perez-Nha-Trang

RESTAURANTES

Com grande influência chinesa, a culinária vietnamita costuma combinar carnes com arroz e vegetais agridoce. Um dos pratos mais populares é o Bun Thang, elaborado à base de frango. Também se destaca o Pho, sopa de frango com especiarias, e os deliciosos Ban Cuori, ovos recheados com carne.

Ly Club [Hanói]

Um pátio externo, além de três salas de jantar, serve de cenário para quem visita o restaurante Ly Club. O prédio colonial em que ele está localizado é belíssimo e acaba tornando a refeição ainda mais prazerosa. Desde o momento da chegada, o atendimento é muito atencioso e cordial. No momento de abrir o cardápio, os visitantes já começam a se surpreender: uma ótima seleção de pratos europeus, asiáticos e vietnamitas surge e começa a instigar o paladar. O cardápio de vinhos acompanha o mesmo ritmo e também satisfaz.

Informações: 4 Le Phung Hieu. Hoan Kiem. Hanói. Tel: 84 4 39363069. www.lyclub.vn

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante_Ly-Club

Temple Club [Ho Chi Minh]

Localizado em um antigo templo chinês, tudo dentro deste restaurante está à venda, das antiguidades, aos tapetes, peças de decoração e mobília de design retrô. Serve cozinha vietnamita. A sorveteria, no andar térreo, é uma ótima opção para a sobremesa.

Informações: 29 31, Pho Ton That Thiep. Ho Chi Minh City. Tel: 84 08 8299244. www.templeclub.com.vn

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante_Quan An-Ngon-138

Ancient Hué [Hué]

Ancient Hué é um complexo cultural que abriga um pouco do esplêndido passado da região. Compreende em um restaurante e cinco autênticas casas típicas que datam do período de 1800 a 1900.

O chefe que comanda o restaurante mescla especialidades locais com sabores asiáticos e europeus para criar um cardápio moderno que proporciona uma ótima experiência gastronômica. Além disso, o restaurante serve criativos coquetéis e licores com frutas locais, e uma impressionante lista de vinhos internacionais.

Informações: 11/3, Duong Pham Thi Lien. Hué. Tel: 84 54 590356. www.ancienthue.com.vn

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante-Anciente-Hue

La Maison 1888 [Danang]

O restaurante do hotel Intercontinental foi projetado no estilo de uma mansão francesa do século 18. As íntimas salas de jantar refletem diferentes períodos da história. No menu, pratos com interpretação moderna da cozinha francesa e sutil influência asiática.

Informações: Hotel Intercontinental Danang Sun Peninsula Resort. Bãi Bác. Danang. Tel: 84 511 3938888. www.danang.intercontinental.com

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante_La-Maison-1888

Mango Rooms [Hoi An]

Duc Tran deixou Saigon ainda criança e viveu durante anos como refugiado nos EUA. Tornou-se um renomado chef e retornou ao seu país para consolidar sua elaborada e ousada mistura da culinária local com toques californianos. O ambiente é colorido e animado, a cozinha aberta no centro do restaurante oferece um show à parte e o terraço ao ar livre permite saborear os deliciosos pratos admirando o movimento dos pescadores no rio.

Informações: 111, Duong Nguyen Thai Hoc. Hoi An. Tel: 84 510 910 839. www.mangorooms.com

HOTÉIS

Sofitel Legend Metropole Hanoi [Hanói]

Com um estilo colonial francês, bem no centro de Hanói, está o Sofitel Legend Metropole Hanoi. Acomodações amplas e elegantes recepcionam os hóspedes que chegam. Os tons escuros do piso se contrapõem aos tecidos utilizados, claros, deixando o ambiente muito elegante. Para o paladar, há três opções de restaurantes. O Le Beaulieu oferece uma requintada combinação de haute cuisine francesa e vinhos excelentes. Já no Spices Garden, prova-se a autêntica cozinha vietnamita, e no Angelina, a gastronomia italiana moderna.

1-lua-de-mel-teresa-perez-hotel-Sofitel-Legend-Metropole-Hanoi

 

Park Hyatt Saigon [Ho Chi Minh City]

Em meio a Ho Chi Minh City, a belíssima fachada do Park Haytt se destaca entre tudo o que há em volta. Todas as acomodações representam um luxo urbano, unindo o design sofisticado à uma decoração contemporânea e moderna. Dois restaurantes premiados dentro do Hyatt trazem opções incríveis aos hóspedes. O Opera, por exemplo, uma trattoria contemporânea, traz pizzas feitas com massa artesanal e as serve em um ambiente aberto, muito agradável. No Xuan Spa, os hóspedes entram em contato com os tratamentos extremamente relaxantes – e o melhor, acompanhados de uma seleção musical especial para o momento.

3-lua-de-mel-teresa-perez-hotel-Park-Hyatt-Saigon

 

La Résidence Hôtel & Spa [Hué]

Entrar no La Résidence Hue Hôtel & Spa é como voltar no tempo até uma época mais tranquila e cheia de serenidade. Este encantador hotel boutique às margens do Perfume River tem uma bela vista para a Cidade Imperial de Hué – que já foi lar de imperadores e hoje é uma Patrimônio Mundial pela Unesco. A própria construção do hotel guarda sua história: depois de ter pertencido a um governador francês na época colonial, foi restaurado em 2005 e hoje se mostra um hotel de design excepcional, com linhas horizontais e características que remetem à belle époque. Todas as 122 acomodações transmitem ares de elegância e são bastante confortáveis. Os detalhes e cuidados se destacam até mesmo no Le Spa, onde se veem itens de decoração das décadas de 1920 até 1950. Misturando as características da gastronomia do Vietnam às receitas clássicas francesas, o Restaurante Le Parfurm, dentro do hotel, serve pratos que impressionam o paladar e a visão, em deliciosas combinações.

5-lua-de-mel-teresa-perez-La Residence-Hotel-Spa

Furama Resort [Danang]

Em meio à praia de Danang, o incrível Furama Resort Danang, eleito como o melhor do Vietnam várias vezes, exibe um design clássico, ao mesmo tempo em que mostra características do local em sua decoração e arquitetura. Os quartos e ambientes internos são amplos e dão uma sensação de liberdade, sempre com vistas impressionantes para o mar. Oito bares e restaurantes tornam a estada aqui ainda mais incrível! Desde uma steakhouse até um lagoon bar, a culinária vietnamita e a gastronomia internacional são deliciosamente exploradas.

6-lua-de-mel-teresa-perez-hotel-Furama-Resort

Four Seasons The Nam Hai [Hoi An]

Localizado na intocada praia de Hoi An, o hotel The Nam Hai foi incorporado pelo grupo Four Seasons e será reaberto em dezembro de 2016. O resort é um delicado refúgio com apenas 100 vilas recém-novadas, com chuveiros ao ar livre e terraços. Três novos restaurantes de gastronomia internacional e um novo bar de praia serão inaugurados, além de uma escola de culinária vietnamita. As novidades incluem ainda atividades aquáticas e um spa com outo pavilhões privativos, rodeados pelas águas cristalinas da região.

lua-de-mel-vietnam-four-seasons-02

Six Senses Ninh Van Bay [Nha Trang]

8-lua-de-mel-teresa-perez-Six Senses-Ninh-Van-Bay

O Six Senses Ninh Van Bay fica acomodado em uma baía magnífica, com formações rochosas e vista para o mar. Suas villas, é claro, são bastante beneficiadas pelo ambiente e têm vistas privilegiadas. Para quem quer explorar o paladar e os ingredientes típicos vietnamitas, seis restaurantes se mostram o lugar ideal para isso: seja no deck sobre as pedras, na cave de vinhos, ou em uma das aulas de culinária, certamente o momento ficará marcado pelos sabores inesquecíveis desse país. No spa, os hóspedes encontram tudo o que se pode querer em um refúgio desses: tranquilidade e tratamentos vietnamitas revitalizadores.

lua-de-mel-vietnam-six-senses-ninh-van-bay-06

Six Senses Con Dao [Ilhas Con Dao]

lua-de-mel-vietnam-six-senses-con-dao-05

Assim como outros hotéis da rede, o Six Senses Con Dao está comprometido com a sustentabilidade nos serviços prestados às 52 villas – todas com vista para as águas cristalinas da praia Dat Doc. Emoldurado pelas montanhas Lo Voi e rodeado por jardins tropicais, o spa valoriza a tradição local utilizando ingredientes hindus, plantas e ervas, além de técnicas asiáticas que estimulam e rejuvenescem. O restaurante Vietnamese at The Market oferece um menu repleto de sabores locais, enquanto o Deli’cious at The Market é uma tradicional delicatessen mediterrânea ideal para almoços leves e saudáveis. O restaurante By the Beach ousa na fusão da culinária vietnamita, incorporando receitas de outras regiões da Ásia e um toque da requintada gastronomia francesa. O charmoso bar, de frente para o oceano, convida para um refrescante coquetel no final da tarde.

9-lua-de-mel-teresa-perez-Six-Senses-Con-Dao

CRUZEIROS

Violet [Halong Bay]

O incrível cenário de Halong Bay pode ser percorrido em um mini cruzeiro a bordo do exclusivo barco Halong Violet. Em clássico estilo da Indochina, a embarcação conta com apenas 6 suítes temáticas, que incluem varanda, além de sala de jantar, livraria e spa. Serviço personalizado, passeios em terra e entretenimento a bordo completam as experiências do cruzeiro.

lua-de-mel-vietnam-halong-bay-violet-03 

Aqua Mekong

Uma maneira autêntica de conhecer o Vietnam é pelo Mekong, um dos principais rios do sudeste asiático. O cruzeiro Aqua Mekong, projetado para acomodar apenas 40 hóspedes em ambientes de conforto e elegância, navega por uma das paisagens naturais de maior beleza na Ásia, cruzando o Cambodia e o Vietnam. As experiências do roteiro incluem passeios de bike para conhecer de perto o cotidiano dos monges budistas que habitam as margens do rio e visitas a aldeias ribeirinhas.

lua-de-mel-vietnam-e-cambodia-aqua-mekong-01

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

  • Visto: O visto é necessário e deve ser providenciado com antecedência no Brasil.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: O clima no Vietnam é bastante quente e caracterizado por monções (chuvas). O sul tem clima úmido de maio a novembro, com chuvas mais intensas de junho a agosto, e seco de dezembro a abril. Já na costa central a estação seca vai de junho a outubro. O norte também possui duas estações bem definidas: inverno frio e úmido de novembro a abril e verão com altas temperaturas de maio a outubro. As regiões montanhosas costumam ser mais frias que o resto do país, com baixíssimas temperaturas no inverno.
  • Melhor época: A melhor época para visitar o Vietnam é entre novembro e fevereiro, pois é quando chove menos e o a temperatura é mais agradável, principalmente no norte do país.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e o Vietnam. A melhor opção é pegar um voo até alguns dos “hubs” do Oriente Médio como Duba, Abu Dhabi e Doha, ou asiáticos como Bangkok e Hong Kong. De lá, pega-se outro voo para a cidade de interesse.

Quer extender a viagem ainda em continente asiático? Conheça as melhores opções do vizinho Cambodia!

Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br

Post a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *